OSTEOPATIA INFANTIL
A osteopatia infantil estuda o alinhamento da estrutura óssea ao longo do crescimento do bebé e criança, preocupa-se em manter o alinhamento, elasticidade (mobilidade) e função mecânica do sistema músculo-esquelético infantil, de modo a prevenir complicações futuras, como por exemplo alterações de postura e dores.
Avalia e corrige articulações e estruturas do corpo que perderam a mobilidade através de técnicas manuais e suaves, com a finalidade de libertar tensões existentes no crânio, coluna e bacia do bebé. Estas disfunções podem estar relacionadas com a posição embrionária do bebé e/ou com o momento do parto (partos instrumentais – ventosas e fórceps, e cesarianas).
Estes desalinhamentos interferem na capacidade do corpo em coordenar e controlar todas as fases do crescimento e desenvolvimento infantil. Assim, a osteopatia infantil pode ajudar a corrigir esses problemas, mediante ajustes muito delicados, porém eficazes. A visita ao osteopata infantil é aconselhável desde as primeiras semanas de vida, por forma a identificar e prevenir alguns destes problemas.
A osteopatia infantil ajuda a corrigir os seguintes casos:
✓
Torcicolos
✓
Deformações do crânio (plagiocefalia)
✓
Alterações posturais
✓
Distúrbios digestivos (cólicas, refluxo e obstipação)
✓
Distúrbios de sono
✓
Problemas de amamentação (sucção)
✓ Gritos e choro excessivo, entre outros